Introdução à Física Nuclear - primeiro semestre de 2010

Aqui você pode encontrar as informações e notas de aula do curso de Introdução à Física Nuclear (código 4300406) para o curso de Bacharelado em Física do IFUSP, no período diurno.

Acompanhe também a página da disciplina do MOODLE do STOA.

Notas finais

Notas finais da disciplina

Notas de aula

A seguir há links para as notas de aula dessa disciplina. Note que notas de aula são apenas guias de estudo para o aluno e NÃO substituem a leitura de livros textos, artigos científicos ou qualquer outra referência bibliográfica. Além disso, notas de aula podem sofrer mutações constates. Nesse caso, os seus conteúdos podem ser alterados sem aviso prévio. Caso não seja possível acessar o conteúdo de alguma aula é indício de que a mesma ainda não está disponível para uso.

AVISO: Notas de aula são propriedade intelectual. Sendo assim, qualquer uso, no todo ou em parte, deve ter a origem referenciada apropriadamente, após autorização de seu autor.

Resolução das provas

OBS: Os arquivos acima consistem em provas de alunos que obtiveram nota 10 e que estão bem organizadas de modo a servirem de referência para a resolução da prova. Não é um gabarito no sentido de pontuação e critérios de correção. Os nomes dos alunos foram omitidos para manter a privacidade dos mesmos.

Referências bibliográficas básicas

Esse curso não segue um livro texto como padrão. Há vários livros muito bons disponíveis na biblioteca do IFUSP ou a serem adquiridos em livrarias em geral. A seguir listo alguns livros nos quais me baseio para preparar as aulas e que podem ser utilizados como fonte de estudo.
  1. Introdução à Física Nuclear, Helio Schechter & Carlos A. Bertulani
  2. Introductory Nuclear Physics, Kenneth S. Krane
  3. Introductory Nuclear Physics, Samuel S. M. Wong
  4. Fundamentals of Nuclear Physics, N. A. Jelley
  5. Nuclear and Particle Physics, W. S. C. Williams

Critérios de aprovação

Serão realizadas três provas, de conteúdo acumulativo, ao longo do semestre (ver calendário). A nota final do aluno será a média simples das três notas. Serão aprovados alunos com média superior ou igual à 5 (cinco). Haverá uma prova substitutiva, englobando todo o conteúdo do curso, alguns dias após a última prova (ver calendário). Essa prova é opcional e substitui (sempre, independentemente da sua nota) a menor nota entre as três provas. Nesse caso, a nota final será recalculada.

Aqueles alunos que obtiverem nota final superior ou igual à 3 (três) e inferior à 5 (cinco) podem fazer uma prova de recuperação, em data a ser definida. A média final, nesse caso, será data por M_{final} = (2R+M)/3, onde R é a nota da prova de recuperação e M, a media obtida ao final do curso regular.

Calendário

No calendário abaixo é possível encontrar as datas das aulas e provas. Esse calendário pode sofrer alterações durante o curso devido à solicitações de alunos e situações imprevisíveis. Procure sempre checá-lo para se manter atualizado com o andamento do curso.

Alexandre Suaide

Alexandre Friday 05 February 2010 at 9:57 pm | | disciplinas