Divulgação científica

Textos de divulgação científica

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter

O bóson de Higgs - the GOD(DAMN) Particle

Hoje o CERN anunciou a descoberta de uma nova partícula que deve ser o bóson de Higgs. A brilhante idéia de Peter Higgs, dos anos 60, levou meio século para ser comprovada. Os experimentos ATLAS e CMS, do LHC, mostraram sinal de 5 sigmas de significância ou seja, a probabilidade desta medida ser apenas ruído é menor que 0.00006%. Hoje é um grande dia para a humanidade, que dá um importante passo na compreensão do universo. Esta é uma medida complexa, de experimentos também complexos. Gostaria de discutir alguns aspectos da importância deste evento para um público leigo em física, mas também curioso e ansioso por entender um pouco mais sobre este assunto.

(more)
Antimatéria, LHC e Anjos e Demônios Ainda não tive a oportunidade de assistir este filme. Tenho certeza que, como entretenimento, deve ser excelente. Mas, ao longo do tempo, percebi que muitas pessoas levam a sério o que aparece nos filmes. Quantas vezes não tive que responder que luz não pode ser utilizada para construir os sabres de Guerra nas Estrelas... No filme Anjos e Demônios há um episódio parecido, no qual uma quantidade macroscópica (alguns gramas?) de antimatéria é guardada em uma caixinha e utilizada como ameaça para destruir o Vaticano. No filme, esta antimatéria é produzida no Cern em pouco tempo (minutos, horas?) com a mesma facilidade na qual enchemos um copo de água em uma torneira. Onde traçamos a linha entre ficção e Ciência? O objetivo deste artigo é discutir um pouco isso. (more)
Buracos Negros no LHC Com o início de operações do LHC (Large Hadron Collider), no CERN, ainda este ano, teremos a oportunidade de estudar aspectos do Modelo Padrão, bem como novas teorias, com precisão nunca antes conseguida. A expectativa pelo desconhecido é grande e estimulante. Podemos estar em vias de criar uma nova quebra de paradigma acerca do nosso entendimento da Natureza, como a quebra ocorrida no início do século XX com a Mecânica Quântica e Relatividade. Podemos também simplesmente confirmar o que já sabemos e nada de novo ocorrer. Teremos respostas em alguns anos (não acho que teremos descobertas de primeiro dia, como muitos pensam).

Contudo, muitas pessoas estão assustadas com possibilidades catastróficas, decorrentes das colisões que serão realizadas. Uma delas, diz respeito à formação de mini buracos negros que, eventualmente, podem crescer, engolindo o planeta, gerando a nossa destruição. Na continuação deste post, descrevo algumas estimativas para que possamos compreender melhor as possibilidades. Por ser um texto de divulgação, pode faltar um pouco de precisão de linguagem em favor de um entendimento maior para uma pessoa que não é especialista no assunto. (more)
Alexandre | Thursday 16 August 2012 at 10:30 am