Amadurecimento tardio?

Semana passada ocorreu o I encontro da licenciatura do IFUSP, promovido pela COC-L. O encontro foi muito interessante e produtivo. No início houve um debate entre alunos e ex-alunos sobre o curso de licenciatura do IFUSP. Infelizmente, no auditório havia uma fração muito pequena de estudantes. Apesar de ter sugerido aos meus alunos de primeiro semestre que participassem do evento, pois estaríamos discutindo o futuro deles mesmos, não notei a presença de nenhum deles. Este fato foi bastante discutido no debate inicial. Foi quase unânime entre os presentes o crescente desinteresse dos estudantes atuais pela sua formação e de outros, a sua participação na sociedade e o futuro. É comum a gente ouvir professores mais antigos dizendo que há dez anos atrás o interesse era muito maior do que agora. Por que isto acontece?

Ontem, lendo o estadão, encontrei a seguinte matéria: "'Distração digital' aumenta ignorância, diz professor". Um trecho me chamou a atenção: "... A tecnologia ligou os jovens de uma forma tão intensa que os relacionamentos com adultos estão diminuindo. Eles estão cada vez menos maduros, prolongando a adolescência até os 30 anos...". Será que é por conta disto que estamos vendo cada vez menos interesse e participação nos nossos alunos? Será que os nossos jovens de 18-20 anos continuam sendo adolescentes de 13-14 anos (em média)? O que podemos fazer, na Universidade, para despertar o interesse, participação e vontade social dos nossos alunos? O que podemos fazer para que eles percebam que a Universidade é muito mais que apenas assistir aulas e estudar para provas, que uma grande fração do conhecimento que definirá o seu futuro será adquirida fora da sala de aula? Espero que daqui a dez anos eu tenha um discurso diferente daquele dos professores atuais.
Alexandre Tuesday 03 June 2008 at 11:26 am | | Default

three comments

Cristina Leika Horii

Olá Alexandre, quanto o seu comentário sobre os alunos de primeiro ano que não freqüentaram a reunião da COC, tenho a seguinte hipótese: a semana não tinha aula e eles foram pra casa. E como a reunião era exatamente no meio da semana, não seria monetariamente interessante que voltassem apenas para a discussão. Não que a reunião tenha sido importante e interessante, eu mesma participei em parte, e achei muito produtivo. Mas, os calouros acabaram de sair de casa, e qualquer oportunidade para ficar um pouco mais com a família acaba pesando mais.
Parabéns pela iniciativa do Labflex!!
Abraços. Cristina Leika

Cristina Leika Horii, (Email ) - 04-06-’08 23:02
Alexandre

Oi Cristina, obrigado pelo comentário. De fato, o que você sugere pode ser um fator sim. Mas espero que quem leia este post reflita sobre como ser mais ativo no seu processo de formação e amadurecimento. Aquele comentário sobre alunos de dez anos atrás terem mais interesse participativo que os atuais eu ouvi muitas vezes nas últimas semanas, por diferentes professores. Juntando junto o encontro da COC-L e a matéria que citei acima, não pude deixar de me fazer estas perguntas. Realmente ainda não tenho claro as respostas. Obrigado também pelo comentário sobre o LabFlex.

Alexandre, - 05-06-’08 09:05
Cristina Leika Horii

Olá Alexandre! Numa visão pessoal, como aluna e colega de alunos, acho que o que acabou acontecendo para que nos tornássemos menos ativos em comparação aos alunos de anos anteriores é que para nós ativo se tornou sinônimo de fazer cadeiraço e invadir reitoria. Quero deixar bem claro, que não deveria ser assim, é uma visão extremista e principalmente muito cômoda, afinal, assumindo essa postura não participamos de nossa formação. Acredito ainda que essa apatia é característica dessa geração como um todo, somos (inclusive eu) apáticos em relação às questões políticas e sociais de um modo geral. Também não tenho muito claro essas respostas.:-\n Mudando de assunto, trabalho com formação de professores e há algumas questões pedagógicas que a mim interessam profundamente no LabFlex, poderíamos discutir um dia sobre o assunto.
Obrigada desde já.
Abraços, Leika