Gelo em Marte

Resultados divulgados pela NASA, obtidos com a sonda Phoenix, em Marte, indicam a presença de gelo no planeta vermelho (press release da NASA aqui). O interessante foi a forma pela qual descobriu-se que era gelo de água e não outra substância qualquer, como sal: observando o mesmo derreter. A animação do derretimento pode ser vista aqui. Esta descoberta é particularmente importante pois a Ciência considera a água como ingrediente fundamental para a existência de vida como conhecemos. Havendo água em Marte demos o primeiro passo em direção a responder se houve vida no planeta.

Alexandre | Friday 20 June 2008 at 5:47 pm | | Default | No comments

Descoberta nova forma de radioatividade

Segundo a Physics News Update (notícias de física enviadas por e-mail), um experimento conduzido no Istituto Nazionale di Fisica Nucleare, Itália, descobriu um novo decaimento radioativo, por emissão de dois prótons ligados, que podemos entender como um núcleo de He-2 (hélio-2). Este núcleo é altamente instável e também decai rapidamente. No experimento conduzido pelos pesquisadores, eles observaram os fragmentos da colisão de Ne-18 com chumbo. Neste processo, o Ne-18 se torna bastante excitado, decaindo em O-16 e He-2. Este tipo de radiação era previsto teoricamente há aproximadamente 50 anos. Os resultados deste trabalho foram publicados na Phys. Rev. Lett. 100, 192503 (2008). Na continuação eu transcrevo o e-mail com a notícia (obrigado ao Manfredo que me enviou cópia do e-mail).

Alexandre | Tuesday 03 June 2008 at 12:48 pm | | Default | No comments

Amadurecimento tardio?

Semana passada ocorreu o I encontro da licenciatura do IFUSP, promovido pela COC-L. O encontro foi muito interessante e produtivo. No início houve um debate entre alunos e ex-alunos sobre o curso de licenciatura do IFUSP. Infelizmente, no auditório havia uma fração muito pequena de estudantes. Apesar de ter sugerido aos meus alunos de primeiro semestre que participassem do evento, pois estaríamos discutindo o futuro deles mesmos, não notei a presença de nenhum deles. Este fato foi bastante discutido no debate inicial. Foi quase unânime entre os presentes o crescente desinteresse dos estudantes atuais pela sua formação e de outros, a sua participação na sociedade e o futuro. É comum a gente ouvir professores mais antigos dizendo que há dez anos atrás o interesse era muito maior do que agora. Por que isto acontece?

Alexandre | Tuesday 03 June 2008 at 11:26 am | | Default | Three comments