These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.

Com o início de operações do LHC (Large Hadron Collider), no CERN, ainda este ano, teremos a oportunidade de estudar aspectos do Modelo Padrão, bem como novas teorias, com precisão nunca antes conseguida. A expectativa pelo desconhecido é grande e estimulante. Podemos estar em vias de criar uma nova quebra de paradigma acerca do nosso entendimento da Natureza, como a quebra ocorrida no início do século XX com a Mecânica Quântica e Relatividade. Podemos também simplesmente confirmar o que já sabemos e nada de novo ocorrer. Teremos respostas em alguns anos (não acho que teremos descobertas de primeiro dia, como muitos pensam).
Contudo, muitas pessoas estão assustadas com possibilidades catastróficas, decorrentes das colisões que serão realizadas. Uma delas, diz respeito à formação de mini buracos negros que, eventualmente, podem crescer, engolindo o planeta, gerando a nossa destruição. Na continuação deste post, descrevo algumas estimativas para que possamos compreender melhor as possibilidades. Por ser um texto de divulgação, pode faltar um pouco de precisão de linguagem em favor de um entendimento maior para uma pessoa que não é especialista no assunto.
(more)
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.

Segundo
esta matéria do Jornal da Ciência, o CNPq iniciou consulta às sociedades científicas, associações e pesquisadores com o intuito de reformular seus comitês assessores, tornando-os mais representativos da comunidade, com nomes que possam contribuir mais efetivamente para o avanço da ciência brasileira. As indicações podem ser feitas online, até o dia 16 de maio, no endereço
http://www.cnpq.br/cas/renovacao_cas.htm.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.

Ontem li no Estadão que a Universidade de Cambridge disponibilizou online todas as publicações completas de Charles Darwin, incluindo os seus manuscritos pessoais, seus diários, anotações e primeiras edições de suas obras. O site contendo estes trabalhos pode ser acessado por
este link. Pai da teoria de evolução natural, Charles Darwin é um dos grandes cientistas da Humanidade. Suas observações da Natureza, como algumas espécies são mais adaptadas que outras em certos ambientes, culminou em uma revolução científica acerca da origem da vida no planeta. As suas idéias ainda são base fundamental da Biologia Moderna.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
Morreu, no último dia 13, aos 96 anos, o Físico Teórico John A. Wheeler. Ele teve participação fundamental no desenvolvimento da Física Nuclear ao trabalhar, em colaboração com Bohr, no entendimento teórico da Físsão Nuclear, no qual um núcleo se comporta como uma gota líquida e que, quando bombardeado por um nêutron, pode adquirir movimentos coletivos e, eventualmente, partir em dois, ou fissionar. Mais tarde, por conta destes trabalhos, participou do Projeto Manhattan para construção da bomba atômica. Foi ele quem, também, deu o nome aos objetos que hoje conhecemos como "buraco negro". Uma matéria completa e mais detalhada sobre a sua história foi publicada no
The New York Times, após sua morte.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.

Este mês começa o ciclo de palestras "
Física para Todos", organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do
Instituto de Física da USP. O objetivo é falar de tópicos atuais de Física com uma linguagem acessível à população em geral. Temas como: Ressonância magnética gigante (Nobel de Física em 2007), Fusão Nuclear, motores moleculares, nanotecnologia, Física Nuclear nas artes e arqueologia, Poluição do ar, meio ambiente, Física de partículas, LHC, caos e fractais serão abordados e discutidos. Para se inscrever nas palestras e tomar conhecimento de locais e datas, entre no site "
Física para Todos". Aberto à população em geral, recomendo a todos, inclusive alunos de Bacharelado e Licenciatura em Física.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
A cada novo acelerador de altas energias a história se repete. Para o LHC (Large Hadron Collider) no Cern, que deve iniciar as operações ainda este ano, não poderia ser diferente.
Segundo matéria publicada no Estadão, um grupo de "cientistas" foi à justiça Americana com a intenção de impedir o funcionamento do LHC. Segundo eles, o LHC criará mini buracos negros e, por conta disto, será capaz de acabar com o planeta, quem sabe com o Universo. O mesmo "pânico" aconteceu para todas grandes máquinas aceleradoras criadas pelo Homem: Bevalac, AGS, SPS, RHIC e agora, LHC. A foto acima é um scaner de matéria publicada na revista SuperInteressante em 1999, quando o RHIC estava iniciando seu programa científico. Felizmente, ainda estamos aqui e a Ciência progrediu consideravelmente com as descobertas realizadas pelos experimentos nestes aceleradores.
Se, por um lado, há o ponto positivo de estimular a curiosidade da população por Ciência, trazendo a discussão para a grande mídia, por outro, a quantidade de desinformação é muito grande. Afinal, desgraça vende muito mais. Seria muito interessante a população discutir as descobertas realizadas e as possibilidades futuras do que especular sobre o (im)provável fim do Universo.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.

Em 2008 a revista
Physical Review Letters (PRL para os íntimos) comemora os seus 50 anos. Atualmente é uma das mais importantes revistas científicas do mundo e talvez a mais importante na área de Física. A
American Physical Society montou um
site comemorativo deste evento que deveríamos visitar. Em especial, separei dois links interessantes neste site:
- Timeline da Physical Review e Physical Review Letters. Podemos ver como estas revistas testemunharam a revolução científica entre o final do século XIX até os dias atuais.
- Letters from the past. Aqui os editores da PRL irão relembrar, semanalmente, artigos publicados durante estes 50 anos que mudaram a Física e Ciências mundialmente. Vale a pena conferir. Cada semana eles mostrarão artigos correspondentes a um ano da revista.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
Neste domingo foi publicada uma matéria no
Estadão criando a discussão na grande mídia sobre a necessidade do país de realizar pesquisas de maiores riscos para crescer. Concordo que fazer apenas a Física trivial (arroz com feijão) torna difícil a inovação. Este é um assunto que a comunidade acadêmica deve se propor a discutir ativamente. Um pouco vem sendo feito nos boletins da
SBF (Sociedade Brasileira de Física), o que é bastante saudável e necessário, mas fica restrito aos sócios da SBF. Abaixo coloco os links para a matéria no Estadão e as mensagens trocadas no Boletim da SBF, com a intenção de expandir este universo de leitores.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
Na próxima semana começamos o curso de Física Experimental IV. Muitos alunos já sabem que o formato do curso será diferente do curso tradicional. As turmas do diurno utilizarão o formato
LabFlex, enquanto o noturno, por questões logísticas, continuarão no formato tradicional. As aulas teóricas do LabFlex serão divididas em três turmas, conforme o oferecido durante a matrícula. São elas:
- Segunda-feira, das 14:00-16:00 - Auditório Gleb Wataghin (norte)
- Segunda-feira, das 16:00-18:00 - Auditório Gleb Wataghin (norte)
- Terça-feira, das 8:00-10:00 - Auditório Giuseppe Occhialini (sul)
Os alunos do LabFlex devem comparecer à sala de aula, conforme a sua matrícula, nos horários e locais acima para divisão dos grupos, instruções sobre o curso, etc. Os alunos do noturno devem comparecer aos laboratórios didáticos normalmente, na quinta-feira, para o início das aulas.
OBS1: Alguns alunos fizeram matrícula por requerimento ou no noturno por conta de conflito de horários, mas intencionam cursar o LabFlex. Neste caso, estes alunos devem comparecer às aulas do LabFlex como se estivessem matriculados nestas turmas.
OBS2: Os Professores do LabFlex são: Alexandre Suaide, Manfredo Tabacniks e Eloisa Szanto. Os Professores do noturno (turma normal) são: Nelson Carlin e Manfredo Tabacniks.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
Na madrugada de hoje ocorreu um eclipse lunar total em São Paulo. Outro como este (total) só em 2015.
Neste link, do Estadão, há algumas fotos, para quem não teve a oportunidade de ver ao vivo, como eu.
« Previous page |
Displaying entries 121-130 of 204 |
Next page »