O mundo vai acabar outra vez

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter


A cada novo acelerador de altas energias a história se repete. Para o LHC (Large Hadron Collider) no Cern, que deve iniciar as operações ainda este ano, não poderia ser diferente. Segundo matéria publicada no Estadão, um grupo de "cientistas" foi à justiça Americana com a intenção de impedir o funcionamento do LHC. Segundo eles, o LHC criará mini buracos negros e, por conta disto, será capaz de acabar com o planeta, quem sabe com o Universo. O mesmo "pânico" aconteceu para todas grandes máquinas aceleradoras criadas pelo Homem: Bevalac, AGS, SPS, RHIC e agora, LHC. A foto acima é um scaner de matéria publicada na revista SuperInteressante em 1999, quando o RHIC estava iniciando seu programa científico. Felizmente, ainda estamos aqui e a Ciência progrediu consideravelmente com as descobertas realizadas pelos experimentos nestes aceleradores.

Se, por um lado, há o ponto positivo de estimular a curiosidade da população por Ciência, trazendo a discussão para a grande mídia, por outro, a quantidade de desinformação é muito grande. Afinal, desgraça vende muito mais. Seria muito interessante a população discutir as descobertas realizadas e as possibilidades futuras do que especular sobre o (im)provável fim do Universo.
Alexandre Wednesday 02 April 2008 at 09:59 am | | Default

eight comments

André Romitelli

Um belo comentário sobre a euforia gerada sobre o LHC.
Favoritei o seu blog, e frequentarei-o com toda a certeza.
Grato.

André Romitelli, (Email ) - 13-04-’08 21:12
Alexandre Suaide

Obrigado André.

Alexandre Suaide, (Email ) - 14-04-’08 12:56
Francisco

E como era o tal artigo? Bom? Ruim?

Francisco , (URL) - 16-04-’08 10:07
Alexandre Suaide

Tinha a parte interessante mas também fazia um pouco de alarde para o fim do mundo. Vou ver se acho a revista em casa para reler o artigo. Faz muito tempo… e as figuras acima não possuem resolução para ler o texto.

Alexandre Suaide, - 16-04-’08 15:52
Mário Ribeiro

Não acredito que cientistas tenham feito pedido para impedir o funcionamento do LHC. Se bem que no seu texto a palavra cientista está entre aspas dando a entender que são desqualificados ou mesmo incompetentes por discutir coisas fora de sua área de atuação.
A atitude desses “cientistas” aumenta o temor da população leiga já que ela busca opiniões de pessoas que conhecem o assunto.
Por outro lado não sabia dessas complicações com outras pesquisas no passado e isto deveria ser considerado pela mídia séria pois que isso prova que temores anteriores não tinham sentido bem como os atuais, em relação ao LHC.
Mário Ribeiro

Mário Ribeiro, (Email ) - 18-04-’08 07:59
Alexandre Suaide

Pois é Mário… Este assunto é recorrente. Lembro de um seminário em Budapeste em 2005 no qual o palestrante contou a história da saga da sociedade ao longo do século para impedir o funcionamento dos aceleradores citados. Demos muitas risadas pois os argumentos, muitas vezes, dariam ótimos filmes de ficção científica. Mas tem o lado bom. Veja como as pessoas estão discutindo o LHC nas últimas semanas. Se não fosse este alarde, muitos não teriam a oportunidade de saber quão avançada e interessante é a pesquisa em Física no planeta. No final, algum aprendizado e informação acaba sendo absorvido pela população.

Alexandre Suaide, (Email ) - 18-04-’08 15:00
Carlos

Suaide, sou leigo, e confesso ter ficado um tanto quanto assustado com a notícia do LHC.
Você poderia explicar porque não existem tais riscos e quais avanços o lhc poderá trazer ?

Carlos, - 18-05-’08 20:53
Alexandre Suaide

Oi Carlos

Veja http://sampa.if.usp.br/~suaide/blog/pivo..

Alexandre Suaide, - 20-05-’08 10:14
(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.