Preconceito contra aluna do IFUSP
O texto abaixo é uma carta de uma aluna de pós-graduação do IFUSP que foi cruelmente desrespeitada quando viajava para uma conferência na Europa. Coisas como estas são mais comuns que imaginamos. Devemos mostrar a nossa indignação e esperar que medidas sejam tomadas para que os eventuais danos sejam ressarcidos e que isto não volte a ocorrer. Este texto foi publicado no blog do meu irmão e tomo a liberdade de reproduzi-lo aqui para estas situações não passem desapercebidas.(Nota adicional) Depois que escrevi este texto, conversando com colegas, atentei para uma postura que pode ser a de muitos, apesar de estarmos em um ambiente acadêmico que preza o pensamento de vanguarda. A reação de algumas pessoas a este acontecimento foi a de acreditar que tal fato ocorreu em parte por culpa da nossa aluna: "ela é briguenta", "não estava preparada para tal circunstância", "provocou a reação das autoridades", etc. Isto é uma afronta aos direitos individuais e coletivos. Como se pudéssemos justificar estupros porque a(o) estuprada(o) usava roupas provocativas; ou assassinatos porque a vítima provocou uma discussão; ou prisões e execuções sumárias porque temos pensamento livre. Não podemos dividir a culpa de um crime com a sua vítima. Isto nos faz cúmplices por omissão e tolerância a injustiças.
Eletricidade e Magnetismo - MIT

Inclusão digital e educação
Há muito tempo ouvimos que a inclusão digital é um fator importante na educação de nossos jovens. Não podemos negar que informática está presente nas nossas vidas e é, hoje, requerimento para se obter sucesso profissional. Contudo, sempre achei exagerada a afirmação que quanto maior a inclusão digital de uma criança/jovem, melhor é o seu desempenho estudantil/acadêmico. Mesmo porque, computadores hoje em dia, não desenvolvem a criatividade e senso crítico. Usamos computadores como televisores, aceitamos tudo que as páginas na web nos oferecem sem avaliar a consistência e veracidade da informação. Usamos também como vídeo games de luxo. Usamos computadores como forma de fazer fofoca, disseminar piadas, brincadeiras e vírus. São poucos os jovens que realmente criam algo na frente de um computador hoje em dia, que o usam de forma a amadurecer idéias, desenvolver o raciocínio e criatividade.John W. Mauchly e o ENIAC

Muitos talvez nunca ouviram falar do ENIAC. Considerado o primeiro computador digital moderno, ocupava uma área parecida com um ginásio e um poder de processamento que fariam os usuários de PCs atuais darem gargalhadas. Deparei com um site comemorativo dos 50 anos do ENIAC (1996) muito interessante, com muitas informações sobre o seu inventor (John W. Mauchly) e a concepção deste projeto.
Médias finais FGE-213/2007 - LabFlex
A tabela abaixo mostra a média final e situação dos meus alunos de FGE-213/2007. Qualquer dúvida, por favor, entrar em contato.Feliz Natal para todos
Gostaria de desejar a todos os leitores deste blog, a todos os alunos, colegas e amigos, um Feliz Natal e um Ano-Novo no qual todos os desejos possam se realizar.
Robótica para iniciantes
Robótica é um assunto que sempre me interessou. Foi, sem dúvida, um assunto que fez nascer o meu interesse por Física. Navegando por ai, me deparei com este vídeo de como contruir um pequeno robô. Se você tiver uma escova de dente e um celular velho em casa, vale tentar. Atividades como esta, simples, servem para despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas maravilhas do desenvolvimento tecnológico e Ciência em geral.Fonte: O Velho
Buraco negro emite feixe de partículas para galaxia vizinha

« Previous page |
Displaying entries 131-140 of 204 |
Next page »