Física "arroz com feijão"

Neste domingo foi publicada uma matéria no Estadão criando a discussão na grande mídia sobre a necessidade do país de realizar pesquisas de maiores riscos para crescer. Concordo que fazer apenas a Física trivial (arroz com feijão) torna difícil a inovação. Este é um assunto que a comunidade acadêmica deve se propor a discutir ativamente. Um pouco vem sendo feito nos boletins da SBF (Sociedade Brasileira de Física), o que é bastante saudável e necessário, mas fica restrito aos sócios da SBF. Abaixo coloco os links para a matéria no Estadão e as mensagens trocadas no Boletim da SBF, com a intenção de expandir este universo de leitores.

Física Experimental IV - 1o. sem. 2008

Na próxima semana começamos o curso de Física Experimental IV. Muitos alunos já sabem que o formato do curso será diferente do curso tradicional. As turmas do diurno utilizarão o formato LabFlex, enquanto o noturno, por questões logísticas, continuarão no formato tradicional. As aulas teóricas do LabFlex serão divididas em três turmas, conforme o oferecido durante a matrícula. São elas:
  • Segunda-feira, das 14:00-16:00 - Auditório Gleb Wataghin (norte)
  • Segunda-feira, das 16:00-18:00 - Auditório Gleb Wataghin (norte)
  • Terça-feira, das 8:00-10:00 - Auditório Giuseppe Occhialini (sul)
Os alunos do LabFlex devem comparecer à sala de aula, conforme a sua matrícula, nos horários e locais acima para divisão dos grupos, instruções sobre o curso, etc. Os alunos do noturno devem comparecer aos laboratórios didáticos normalmente, na quinta-feira, para o início das aulas.

OBS1: Alguns alunos fizeram matrícula por requerimento ou no noturno por conta de conflito de horários, mas intencionam cursar o LabFlex. Neste caso, estes alunos devem comparecer às aulas do LabFlex como se estivessem matriculados nestas turmas.
OBS2: Os Professores do LabFlex são: Alexandre Suaide, Manfredo Tabacniks e Eloisa Szanto. Os Professores do noturno (turma normal) são: Nelson Carlin e Manfredo Tabacniks.

Alexandre | Thursday 21 February 2008 at 10:50 am | | Default | No comments

Eclipse lunar em São Paulo

Na madrugada de hoje ocorreu um eclipse lunar total em São Paulo. Outro como este (total) só em 2015. Neste link, do Estadão, há algumas fotos, para quem não teve a oportunidade de ver ao vivo, como eu.

Alexandre | Thursday 21 February 2008 at 09:31 am | | Default | No comments

"Foi preconceito social e sexual", diz física

Sobre o preconceito das autoridades Espanholas contra brasileiras, em especial, a aluna Patrícia Camargo Magalhães, aqui do IFUSP (veja o relato dela aqui), parece que o fato está sendo amplamente divulgado. Hoje saiu matéria na Folha de S. Paulo sobre o assunto, a qual reproduzo na continuação desta mensagem.

Alexandre | Wednesday 20 February 2008 at 11:15 am | | Default | No comments

Preconceito contra aluna do IFUSP

O texto abaixo é uma carta de uma aluna de pós-graduação do IFUSP que foi cruelmente desrespeitada quando viajava para uma conferência na Europa. Coisas como estas são mais comuns que imaginamos. Devemos mostrar a nossa indignação e esperar que medidas sejam tomadas para que os eventuais danos sejam ressarcidos e que isto não volte a ocorrer. Este texto foi publicado no blog do meu irmão e tomo a liberdade de reproduzi-lo aqui para estas situações não passem desapercebidas.

(Nota adicional) Depois que escrevi este texto, conversando com colegas, atentei para uma postura que pode ser a de muitos, apesar de estarmos em um ambiente acadêmico que preza o pensamento de vanguarda. A reação de algumas pessoas a este acontecimento foi a de acreditar que tal fato ocorreu em parte por culpa da nossa aluna: "ela é briguenta", "não estava preparada para tal circunstância", "provocou a reação das autoridades", etc. Isto é uma afronta aos direitos individuais e coletivos. Como se pudéssemos justificar estupros porque a(o) estuprada(o) usava roupas provocativas; ou assassinatos porque a vítima provocou uma discussão; ou prisões e execuções sumárias porque temos pensamento livre. Não podemos dividir a culpa de um crime com a sua vítima. Isto nos faz cúmplices por omissão e tolerância a injustiças.

Alexandre | Friday 15 February 2008 at 11:23 am | | Default | No comments

Eletricidade e Magnetismo - MIT

Esta página contém vários vídeos desenvolvidos pelo MIT para o curso de eletricidade e magnetismo. Os vídeos são de ótima qualidade e ilustram vários fenômenos de Eletromagnetismo, desde eletrostática à luz. Vale a pena conferir.

Alexandre | Thursday 14 February 2008 at 4:25 pm | | Default | No comments

Inclusão digital e educação

Há muito tempo ouvimos que a inclusão digital é um fator importante na educação de nossos jovens. Não podemos negar que informática está presente nas nossas vidas e é, hoje, requerimento para se obter sucesso profissional. Contudo, sempre achei exagerada a afirmação que quanto maior a inclusão digital de uma criança/jovem, melhor é o seu desempenho estudantil/acadêmico. Mesmo porque, computadores hoje em dia, não desenvolvem a criatividade e senso crítico. Usamos computadores como televisores, aceitamos tudo que as páginas na web nos oferecem sem avaliar a consistência e veracidade da informação. Usamos também como vídeo games de luxo. Usamos computadores como forma de fazer fofoca, disseminar piadas, brincadeiras e vírus. São poucos os jovens que realmente criam algo na frente de um computador hoje em dia, que o usam de forma a amadurecer idéias, desenvolver o raciocínio e criatividade.

Alexandre | Wednesday 13 February 2008 at 2:25 pm | | Default | No comments

RHIC & AGS thesis award

Click here for a larger figure

Alexandre | Sunday 10 February 2008 at 9:37 pm | | Default | No comments