Introdução aos conceitos da teoria de relatividade e da física quântica

Alexandre | Tuesday 10 March 2015 at 5:23 pm | | Default | No comments

Física Experimental IV - primeiro semestre de 2015

A página da disciplina de Física Experimental IV para bacharelado em física do primeiro semestre de 2014 está hospedada no moodle, no endereço:

As notas de aula da minha turma estão na continuação deste post.

Alexandre | Monday 02 March 2015 at 2:43 pm | | disciplinas, Default | No comments

Experimento ALICE/LHC

Faça um tour pelo experimento ALICE, gravado usando um drone.

Alexandre | Sunday 01 March 2015 at 9:17 pm | | Default | No comments

Física Experimental III - segundo semestre de 2014

A página da disciplina de Física Experimental III para bacharelado em física do segundo semestre de 2014 está hospedada no moodle, no endereço:

A primeira aula do diurno, na terça-feira, dia 5/8 às 8:00, será no Auditório Novo 1. A aula do noturno, na quinta-feira, dia 7/2 às 19:00, será nas salas 112 e 113 dos laboratórios didáticos.

As notas de aula da minha turma estão na continuação deste post.

Alexandre | Monday 04 August 2014 at 3:25 pm | | disciplinas, Default | No comments

A polêmica em torno da formação de professores na USP

A Folha de S. Paulo publicou, em 31/5, texto criticando as licenciaturas das universidades estaduais paulistas e, com destaque, as da USP. A Comissão Interlicenciaturas da USP escreveu uma resposta, encaminhada à Folha, que não foi publicada. Segue abaixo a resposta redigida por esta comissão. Por favor, divulguem nos canais que forem possíveis.

Alexandre | Saturday 14 June 2014 at 5:09 pm | | Default | No comments

Física Experimental IV - primeiro semestre de 2014

A primeira aula do diurno, na terça-feira, dia 18/2 às 8:00, será no Auditório Novo 1. A aula do noturno, na quinta-feira, dia 20/2 às 19:00, será no Auditório Novo 2.

As notas de aula da minha turma estão na continuação deste post.

Alexandre | Sunday 16 February 2014 at 8:03 pm | | disciplinas, Default | No comments

O Brasil no CERN

Recebi o email abaixo do Prof. Ronald Schellard que relata bem a situação atual da associação do Brasil ao CERN e mostra a sequência de eventos, desde o início do processo. Agora depende dos poderes executivo e legislativo darem o próximo e importante passo. Vamos aguardar. Eu retirei os anexos do email na transcrição abaixo mas não faz diferença para entender os passos dados até o momento. São na maioria cartas de encaminhamento e/ou portarias.

"
Caros colegas,

Trazemos para sua atenção o documento enviado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) ao MCTI, relatando a visita da Embaixadora Regina Dunlop ao CERN, em 20/12/2013 (0_MRE2MCTI.pdf). A Embaixadora Dunlop chefia a Missão Brasileira Permanente em Genebra, que cuida das relações do Brasil com as organizações internacionais, que inclui o CERN. Nesta visita foi entregue o convite formal para associação do Brasil ao CERN.

Alexandre | Friday 10 January 2014 at 11:51 am | | Default | No comments

Física Experimental II - segundo semestre de 2013

A página da disciplina de Física Experimental II para bacharelado em física do segundo semestre de 2013 está hospedada no moodle, no endereço http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=2064.

Alexandre | Friday 02 August 2013 at 09:24 am | | disciplinas, Default | No comments

Introdução à física de partículas elementares - segundo semestre de 2013

Logo abaixo coloco algumas informações sobre a disciplina de Introdução à Física de Partículas Elementares do segundo semestre de 2013. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.

Alexandre | Friday 02 August 2013 at 08:23 am | | disciplinas, Default |

Prêmio excelência em docência de graduação 2013

Obrigado a todos do IFUSP pela homenagem e mais importante, obrigado aos alunos pelo reconhecimento e confiança. Engraçado, há algum tempo eu não me imaginaria como professor. Sempre fui muito tímido e reservado. Mas o contato com os alunos do IFUSP é um excelente combustível que me estimula constantemente e ensinar tornou-se uma das minhas atividades mais prazerosas. Ah, o notebook que ganhei junto com esta placa foi dado de presente para os laboratórios didáticos do IFUSP. Apesar de física experimental ser traumatizante para muitos alunos é uma das áreas de ensino da física pela qual tenho muita afinidade :)

Alexandre | Thursday 27 June 2013 at 09:58 am | | Default | No comments