O Brasil no CERN

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Recebi o email abaixo do Prof. Ronald Schellard que relata bem a situação atual da associação do Brasil ao CERN e mostra a sequência de eventos, desde o início do processo. Agora depende dos poderes executivo e legislativo darem o próximo e importante passo. Vamos aguardar. Eu retirei os anexos do email na transcrição abaixo mas não faz diferença para entender os passos dados até o momento. São na maioria cartas de encaminhamento e/ou portarias.

"
Caros colegas,

Trazemos para sua atenção o documento enviado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) ao MCTI, relatando a visita da Embaixadora Regina Dunlop ao CERN, em 20/12/2013 (0_MRE2MCTI.pdf). A Embaixadora Dunlop chefia a Missão Brasileira Permanente em Genebra, que cuida das relações do Brasil com as organizações internacionais, que inclui o CERN. Nesta visita foi entregue o convite formal para associação do Brasil ao CERN.

Este documento encerra um longo processo em que estivemos envolvidos e inicia-se agora outra etapa. Nela o Executivo deverá enviar, para o Congresso Nacional, a proposta para a Associação do Brasil ao CERN. Cabe ao Congresso autorizar que o Brasil assine o protocolo de Associação, que é então depositado na UNESCO.

Aproveitamos a ocasião para fazer um breve relato de todas as etapas deste processo e encaminhar alguns dos documentos associados. Um histórico mais detalhado com documentação mais completa poderia fazer parte da página da RENAFAE.

Jun 2010 - CERN comunica à RENAFAE a decisão do Conselho de admitir países associados e convida o Brasil a iniciar este processo (2_CERN2RENAFAE.pdf)

Jun 2010 - CTC da RENAFAE recomenda ao Ministro Sergio Rezende a formação de um Grupo de Trabalho para discutir com o CERN a associação. (3_RENAFAE2MCTI.pdf)

Jul 2010 - Portaria do Ministro Sergio Rezende nomeando o GT (4_GT2DO.pdf)

Set 2010 - Visita do GT ao CERN (5_ProgGT2CERN.pdf)

Set 2010 - Joint Statement of Intent Brasil-CERN (6_JointStatement.pdf)

Dez 2010 - Carta do Ministro Sergio Rezende inicia o processo de Adesão do Brasil ao CERN (7_MCTI2CERN.pdf)

Abr 2011 - Visita do Ministro Mercadante ao CERN que alerta que o Brasil irá atrasar o processo de adesão devido à situação econômica daquele momento.

Mar 2012 - O GT completa o Report on Brazilian Science & Technology (muito grande para fazer parte da msg)

Mar 2012 - O GT envia o Report informalmente ao CERN (9_Shellard2CERN.pdf)

Mar 2012 - Conselho do CERN aceita (informalmente) o Report e indica uma Missão ("Fact Finding") para visitar o Brazil

Jun 2012 - MCTI envia formalmente o Report ao CERN (10_MCTI2CERN.pdf)

Ago 2012 - CERN anuncia ao Brasil a visita da missão (11_CERN_Announce_Mission.pdf). Foi adicionado à lista o Prof. Gaspar Barreira, representante de Portugal no Conselho do CERN.

Out 2012 - Missão do Conselho do CERN no Brasil (12_AgendaIncompleta.pdf) (Esta agenda é aproximada pois houve modificações deúltima hora.)

Nov 2012 - CERN envia relato solicitando alguns esclarecimentos adicionais ao MCTI (13_CERN2MCTI.pdf). Resposta às questões levantadas é encaminhadas ao CERN no segundo semestre de 2013.

Dez 2013 - Conselho do CERN convida o Brasil a aderia ao CERN como um país Membro Associado.

Evidentemente este processo tomou muito mais tempo do que inicialmente era antevisto, mas foi levado a bom termo.

Gostaríamos de ressaltar que este processo só foi levado a bom termo pelo papel importantíssimo que tem nossos colegas físicos, tecnologias e estudantes, que representam o Brasil nos vários experimentos no CERN. Gostaríamos de agradecer o apoio de várias pessoas que tiveram papel importante durante todo esse processo.

Em primeiro lugar, o então Ministro Sérgio Rezende, que percebeu rapidamente a importância para o País desta associação . Ainda no MCTI, teve papel muito importante o José Monserrat, então Assessor Internacional do Prof. Rezende. Nosso colega Adalberto Fazzio, nas gestões posteriores foi um interlocutor importante dentro do MCTI. E, claro, o Prof. Ricardo Galvão, que como presidente da RENAFAE, teve a visão para conduzir todo este processo. E, por último, gostaríamos de agradecer nosso colega de GT, Ademar Seabra da Cruz Junior, Chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Itamaraty, que desempenhou papel fundamental na interlocução entre o MCTI, o Itamaraty e a Missão Permanente do Brasil para as Nações Unidas e demais organizações em Genebra.

Esperamos ter cumprido a missão que nos foi atribuída, como membros do Grupo de Trabalho designado pelo MCTI. É importante que a comunidade se mobilize, agora, para que a aprovação pelo Congresso Nacional da Adesão do Brasil com o CERN ocorra rapidamente.

Um abraço,

Ronald e Sérgio
"
Alexandre Friday 10 January 2014 at 11:51 am | | Default

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.