Bye-bye Tevatron

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Na próxima sexta-feira, dia 30, o Tevatron, no Fermilab será desligado, depois de quase três décadas de extremo sucesso, tanto do ponto de vista tecnológico quanto científico. O desligamento vai ser transmitido ao vivo nesse link.

O Tevatron é o maior colisor de próton e antipróton do mundo e está em operação desde 1983. Nesse tempo, foi protagonista da ciência mundial através de importantes descobertas em física de partículas, tais como a descoberta do quark top (que eu considero a mais importante no Tevatron), violação de simetria CP no decaimento do kaon, observação do neutrino do tau, observação de oscilações entre matéria e antimatéria, além da descoberta de um grande número de novas partículas. Nos últimos anos vem se dedicando à observação do bóson de Higgs, tendo excluído diversas regiões de massa. No final da sua vida nos presenteou com uma ótima e controversa história, quando do anúncio da descoberta do Z' pelo experimento CDF, que não foi confirmada pelo seu irmão, o experimento D0. Há ainda muitos dados a serem analisados e ainda vamos ouvir muito sobre essa grande máquina.

Mas vai deixar saudades. A turma do Tevatron vai agora se dedicar a novos projetos, também desafiadores, mas vai ficar um buraco nos EUA no que diz respeito à pesquisa em física de partículas feita em aceleradores americanos.
Alexandre Wednesday 28 September 2011 at 9:50 pm | | Default

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.