Inclusão digital e educação

Há muito tempo ouvimos que a inclusão digital é um fator importante na educação de nossos jovens. Não podemos negar que informática está presente nas nossas vidas e é, hoje, requerimento para se obter sucesso profissional. Contudo, sempre achei exagerada a afirmação que quanto maior a inclusão digital de uma criança/jovem, melhor é o seu desempenho estudantil/acadêmico. Mesmo porque, computadores hoje em dia, não desenvolvem a criatividade e senso crítico. Usamos computadores como televisores, aceitamos tudo que as páginas na web nos oferecem sem avaliar a consistência e veracidade da informação. Usamos também como vídeo games de luxo. Usamos computadores como forma de fazer fofoca, disseminar piadas, brincadeiras e vírus. São poucos os jovens que realmente criam algo na frente de um computador hoje em dia, que o usam de forma a amadurecer idéias, desenvolver o raciocínio e criatividade.

Lendo uma matéria do ESTADÃO tomei conhecimento de um estudo realizado por pesquisadores da UNICAMP [1] acerca da correlação entre inclusão digital e desempenho educacional. É um artigo interessante de ser lido e que poderia ser motivo de reflexão para os educadores, pais e mães deste país, que compram computadores para os seus filhos de 3 anos de idade sobre a alegação que isto os tornarão gênios. Segundo os autores deste artigo, "...O uso do computador (seja na escola, em casa, no trabalho ou em outro local) não é associado a uma melhoria uniforme do desempenho do aluno no sistema escolar. Pelo contrário, aqueles que sempre usam o computador têm pior desempenho que outros usuários da mesma classe social...".

Acredito que computação deva ser uma ferramenta presente no desenvolvimento de um jovem atual. Contudo, acredito também que o desenvolvimento intelectual não depende da simples presença do computador na vida de nossos jovens , mas depende dos estímulos que a família, escola e sociedade propiciam a estes jovens para que os mesmos obtenham, durante a sua vida, a independência intelectual necessária para se tornarem vencedores. Os reais problemas da nossa educação não estão contidos na simples inclusão digital de nossos alunos.

[1] DWYER, Tom, WAINER, Jacques, DUTRA, Rodrigo Silveira et al. Revealing myths: computers and school performance. Educ. Soc. [online]. 2007, vol. 28, no. 101 [cited 2008-02-13], pp. 1303-1328. Available online. ISSN 0101-7330.
Alexandre Wednesday 13 February 2008 at 2:25 pm | | Default