Fonte de PC no meu Expert 3 em gabinete do Plus

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Há algum tempo encontrei uma fonte de PC que cabe como uma luva no gabinete do Expert. É a fonte Fonte Flex ATX 160W Nilko Jitek, vendida na Atera. Ela ficou encostada bem uns dois meses em casa até que alguém na lista de MSX mandou eu desligar o Expert enquanto não trocasse a fonte original pela de PC. Então o Expert voltou à sala de cirurgia.

Usei o esquema da MSXPRO.COM para gabinete do Plus. Copio a receita abaixo:

  1. Retirar: D1, D2, D6, D7, D8, D9, C1, C2, C4, C7, C10, Q2, Q7 e Q9.
  2. Jumpear D2, D7, o anodo de D1 com o anodo de D9, e os coletores com os emissores de Q2, Q7 e Q9.
  3. No conector do trafo, existe uma marcação na placa mãe:
  4. 0V, 10V, 15V (que pelo menos no meu Plus, não tinha fio), GND e 15V.
  5. Onde marca 0V, ligar o -12V da fonte de PC (fio azul)
  6. Onde marca 10V, ligar o 5V (fio vermelho)
  7. Onde marca GND, ligar o terra (fio preto)
  8. Onde marca 15V (o ultimo, da direita), ligar o 12V (fio amarelo).
  9. Remover R2
  10. Adicionar uma ligação do catodo de D3 ao terminal de R2 que esta próximo a marca positiva do C5.
  11. Ligar o fio verde (PS) da fonte ATX no conector do trafo que esta marcado 15V, pino central do conector.

A receita é simples e dá para qualquer um com pouca habilidade em ferro de solda e chave de fenda fazer. Vou apenas relatar algumas peculiaridades sobre a minha instalação com a fonte.

A fonte é bem simples de montar. A tampa dela é presa com 3 parafusos comuns em montagens de PC. Eu usei esses parafusos para prender a fonte no chão do gabinete do Expert. Só precisou fazer os furos no chão do gabinete. Na verdade, só dois furos já são suficientes. A montagem final ficou como na figura abaixo:




A única modificação que fiz na fonte foi retirar dela a chave seletora 110/220 e utilizar a chave original do Expert. Para isso, retire todos os fios da chave seletora de tensão do Expert, corte os cabos na chave da fonte, tire a chave da fonte e ligue os fios na chave original do Expert, conforme mostrado na figura abaixo. São os dois pinos da parte de cima à direita no seletor de tensão. Os fios vermelho e preto na foto.



Eu tirei fora o fusível. Os cabos de força da fonte eu soldei na primeira tomada chaveada no Expert. São os dois fios brancos mostrados na figura acima.

Fiz as modificações (remoções de diodos, capacitores, resistores, etc.) conforme a receita acima. Foi chato identificar alguns elementos porque os nomes na placa, em alguns casos, estavam um pouco apagados. Na figura abaixo eu mostro como ficou a placa.



O fio preto, logo acima do conector da placa, é o jumper entre o anodo de D1 e anodo de D9 (passo 2 da receita), para quem não sabe como identificar o anodo. O fio vermelho é o jumper descrito no passo 10 da receita. Para os transistores, tem que fazer um jumper entre coletor e emissor. Na placa tem escrito qual é o pino do coletor (C) e qual é o do emissor (E), mesmo porque eu nunca sei qual é qual.

Ai vem a ligação dos fios da fonte com o conector de entrada, aquele branco, logo abaixo dos jumpers descritos acima. Um detalhe é mostrado na figura abaixo, onde dá para ver os jumpers também.



Eu utilizei os fios originais do conector, então o código de cores não está certo. O correto é, visto de cima para baixo:

  1. Fio azul da fonte (fio preto na foto, mais acima)
  2. Fio vermelho da fonte
  3. Fio verde da fonte (não tem conector neste pino, tem que instalar um)
  4. Fio preto da fonte
  5. Fio amarelo da fonte (fio vermelho na foto, mais abaixo)

Na foto abaixo eu mostro o expert já montado, com a placa digital e a placa conversora de RGB para VGA que eu instalei anteriormente. Sobra uns 2 cm entre a parte superior da fonte e a placa digital. Dá para enfiar o dedão sem problemas.



E, finalmente, o bichinho já recuperado e liberado para uso.



Foi realmente simples. No máximo 2 horas de trabalho. Por incrível que pareça é mais difícil desmontar e montar o gabinete que fazer essa adaptação. Obrigado ao Guilherme Groke pelas instruções na página do msxpro.com e ao Luciano Sturaro pela nota de como ligar o inhibit da fonte no Expert.
Alexandre Friday 31 August 2012 at 9:29 pm | | retrocomputacao

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.