Ciência e tecnologia

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Semana passada no "Física para todos", do bóson de Higgs, uma pessoa da platéia me perguntou porque o Brasil não faz ciência de fronteira. Respondi que fazia sim, que há muitos grupos em muitas áreas diferentes da ciência desenvolvendo pesquisas de nível internacional.

Mas a pergunta era outra... "Porque então o Brasil não desenvolve tecnologia com o conhecimento científico que produz?". Disse para ele que era melhor perguntar a um empresário brasileiro (lógico que após dar minha resposta).

Pois bem, essa semana estava relendo umas revistas dos anos 80, em especial a Micro Sistemas (revista importante na área de informática no Brasil naquela época). O Brasil vivia a reserva de mercado de informática (para quem não sabe, clique aqui) e essa edição trazia uma entrevista com Oscar Alegre, diretor comercial da Dismac (segundo a revista, "uma empresa aquariana na era de aquário") que em um momento da entrevista diz:

"... existem 4 ou 5 países que possuem capacidade econômica e intelectual para desenvolver esse tipo de produto com uma tecnologia de vanguarda. O Brasil ainda copia. Mas se a roda está inventada para que inventa-la de novo? Por que fazer pesquisa em áreas que já foram pesquisadas por países que possuem mais dinheiro e mais pessoal capacitado e que, além disso, levam vantagem no tempo? O importante é copiar o que é bom. Não vale a pena investir no desenvolvimento de um hardware ou na criação de uma linguagem brasileira. Pesquisa quem pode, não quem quer...".

Isso nos anos 80. Será a indústria brasileira ainda vive na época da reserva de mercado de informática?
Alexandre Thursday 29 November 2012 at 6:05 pm | | Default

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.