WebROOT

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Faz muito tempo que venho incentivando o uso do ROOT para o dia a dia de análises de dados em física aqui no IFUSP. Acontece que ele é complexo, desde a instalação (da fonte), até o seu uso. Além disso, muitas atividades de análise se resumem a fazer gráficos e ajustes simples.

Nesta onda de cloud computing, nosso grupo resolveu começar o desenvolvimento do WebROOT. Nada mais é que uma coleção de aplicativos web para análise de dados que rodam na nuvem (na verdade, rodam no SAMPA - Sistema de Análise e Multi-Processamento Avançado - do grupo, dedicado à análises do LHC) e um simples gerenciador de arquivos e usuários. Basta fazer o cadastro (no momento somente emails *.usp.br, *.unicamp.br e *.unesp.br e *.edu podem fazer o cadastro livremente. Em outros casos, podemos conversar) e começar a usar.

Temos três aplicativos disponíveis e mais virão com o tempo: gráfico simples + ajuste, histograma 1D + ajuste e função em 1D, com integração e derivação. Os arquivos (aplicações) criados pelos usuários são armazenados na nuvem. Pode-se compartilhar aplicações entre usuários também. Para usar, basta um browser com acesso à internet e popups e javascript habilitado para o sampa. Funciona em PC's, tablets, celulares, etc. Não precisa instalar nada em lugar nenhum. Usamos realmente o conceito de aplicações web e nuvem.

Já estamos utilizando o WebROOT como ferramenta didática na disciplina de Física Experimental I, aqui do IFSUP, com boa aceitação. Idéias são sempre bem-vindas e sugestões de novos aplicativos também.
Alexandre Thursday 12 April 2012 at 9:37 pm | | Default

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.