O interior do neutron

O neutron, um dos constituintes do núcleo atômico, é eletricamente neutro, ou seja, a carga total desta partícula é zero. Mas como ela é distribuída? Sabemos que o neutron é constituído por três quarks de valência (um up, com carga +2/3e e dois down, com carga -1/3e cada um). Como estes quarks se distribuem e se movem dentro do neutron? Como é a estrutura interna desta partícula? Estudos recentes, publicados este mês na Phys. Rev. C 78, 032201(R) (2008), mostram que a carga negativa concentra-se, principalmente, no centro do neutron e que os quarks responsáveis por esta carga estão se movendo com elevado momento. Por outro lado, a compensação positiva está distribuída mais uniformemente no neutron e os quarks responsáveis possuem momento mais baixo. A figura ao lado mostra esta distribuição de carga para baixos momentos (parte superior) até momentos elevados (parte inferior). Nota-se que, a medida que selecionamos quarks com momento maior, a distribuição torna-se mais negativa e concentrada no centro do neutron. Este novo resultado contradiz a visão da comunidade que, por décadas, assumiu o neutron como sendo composto por uma nuvem negativa em torno de um centro carregado positivamente. Para mais detalhes, veja o artigo original (acima) ou esta nota na Physical Review Focus.

Alexandre | Tuesday 30 September 2008 at 11:50 am | | Default | No comments

Exposição sobre vida e obra de Albert Einstein

Começa amanhã, no Ibirapuera, a exposição Einstein, que trata da vida e obra deste grande físico do séc. XX. Além de manuscritos, fotos, textos, etc. a exposição conta com atividades cujos objetivos são de ajudar no entendimento da Teoria da Relatividade. Para mais informações clique neste link, do Estadão. Recomendado aos curiosos, estudantes e profissionais de Física.

Alexandre | Tuesday 23 September 2008 at 4:27 pm | | Default | No comments

Doutores têm pouca chance na educação privada?

Há tempo que comento com meus colegas sobre o absurdo que vivemos no Brasil quando pensamos em Universidades particulares. Conheço doutores que escondem o título para não serem demitidos, que usam apenas o título de Mestre ou Bacharel nos seus C.V. na ocasião de pleitear um emprego em Universidade privada. Hoje em dia a redução de custos, ensino barato, menor corpo docente, são metas mais importantes que ensino de qualidade com pesquisa atrelada. Doutores são demitidos somente por serem doutores. Hoje foi publicado no Jornal da Ciência, da SBPC, uma matéria discutindo este assunto e alguns movimentos que poderiam reverter esta tendência. Resta saber qual o nível do ensino superior que o nosso país almeja.

Alexandre | Friday 19 September 2008 at 3:20 pm | | Default | One comment

Alice e Atlas - alguns eventos do LHC

Apesar de ainda não termos dois feixes circulando e gerando colisões, eventos "beam-gas" são bastante comuns e podem ser detectados nos vários experimentos do LHC. O experimento Alice, do qual fazemos parte, liberou há pouco algumas imagens de eventos coletados ao longo do dia. Estas imagens podem ser obtidas neste link. O experimento Atlas também publicou algumas imagens de colisões, que podem ser vistas aqui.

Alexandre | Wednesday 10 September 2008 at 5:31 pm | | Default | No comments

LHC: primeiro feixe

Hoje, no CERN, tivemos o primeiro feixe armazenado no LHC. Ainda não houve colisões, talvez alguns eventos beam-gas (aqueles onde partículas do feixe colidem com partículas presentes ao longo do tubo do acelerador). Mesmo assim, este evento marca o início de um programa de pesquisa que pode mudar a nossa percepção do Universo. Ao longo das próximas semanas, outros testes ocorrerão e quem sabe, em breve, já teremos colisões. O CERN divulgou há pouco uma nota à imprensa acerca deste evento, que pode ser lida aqui.

Alexandre | Wednesday 10 September 2008 at 09:15 am | | Default | No comments