Carga didática do IFUSP

Nos últimos meses tem havido grandes discussões sobre a carga didática no IFUSP e do papel dos monitores para completar a carga didática do Instituto. Sou defensor que monitores não devem dar aula. Não para cobrir a baixa carga didática média do IFUSP. É importante que monitores participem do processo didático do IFUSP pois eles serão, na maioria, os futuros educadores da próxima geração de físicos do país. O inaceitável, ao meu ver, é deixá-los responsáveis (mesmo que esta não seja a concepção oficial) por turmas, principalmente de laboratórios, que requerem experiência para poder estimular o senso crítico e investigativo dos novos alunos. Além disto, os monitores contribuem para que não seja necessária a contratação de novos docentes, colocando em risco o próprio futuro profissional.

Pois bem, recebi um e-mail da comissão de graduação, do qual gostaria de citar o trecho: "... Ressaltamos a grande colaboração dos docentes na carga didática de 2007, sendo que cerca de 85% dos docentes optou por ministrar uma carga anual de 12 horas ...". Isto me deixa profundamente satisfeito pois mostra o compromisso dos nossos docentes com a carga didática e a responsabilidade com o ensino de Física. Somente com uma dedicação mais evidente ao ensino é que a qualidade de formação de nossos estudantes será mantida, fazendo jus à excelência conquistada pelo IFUSP.

Alexandre Wednesday 29 November 2006 at 6:13 pm | | Default

two comments

pirata

mas sera que os 85% vao mesmo misnistrar essa aula? oq seria de alguns professores sem seus pos-docs…

pirata, (Email ) (URL) - 29-11-’06 18:43
Alexandre

Ola Pirata
Se este é o caso, cabe aos alunos reclamar na comissão de graduação.

Alexandre, - 30-11-’06 10:13