Interface de disco do TK3000 compact

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Estou com problemas com a interface de disco do TK3000 compact. Não consigo fazer uma imagem da SDISK inicializar na interface de disco deste micro. Se eu ligo uma interface disk ][ no slot de expansão do TK3000 compact ela funciona. Dai comecei a debugar a interface. Como quase não tem informação sobre o TK3000 compact na internet, achei por bem documentar tudo aqui.

Primeiramente, a interface de disco do TK3000 compact fica no lado esquerdo da placa digital, logo abaixo do modulador de RF, como na foto abaixo.


Interface de disco do TK3000 Compact. Note a posição da PROM P6 da DISK ][. Não tem a PROM P5 nesta interface


A primeira coisa que eu notei é que não tem a PROM P5 na interface. Tem uma PAL(PAL16L8A) em B8 que parece com a PROM P5. Ela não tem nada a ver com a interface de disco. Como a interface de disco do TK3000 Compact é fixa no slot 6, o conteúdo da PROM P5 foi movida para a ROM principal do TK3000, não sendo necessário ter um chip de ROM próprio. A ROM da interface do TK3000 Compact é idêntica à de uma DISK ][. Preciso fazer o dump da ROM principal do TK3000 Compact para arquivamento.

Outra coisa diferente é que o chip de timer, o NE556 (dual timer) foi substituído por um NE558 (quadri timer). Este chip (aparentemente, ainda vou checar), também tem alguma coisa a ver como circuito de fita K7. O NE558 é obsoleto, não fabricam mais. Mas o NE556 ainda existe (ou o NE555, Single Timer). Então, no desespero, precisando trocar ele chip, dá para adaptar na placa. Na figura abaixo eu circulo os integrados que fazem parte da interface de disco do TK3000 Compact.


Integrados que fazem parte da interface de disco do TK3000 Compact


O esquema elétrico é idêntico ao da DISK ][ normal, exceto estas pequenas mudanças. Em todo caso, segue o esquema da DISK ][ neste link. Abaixo tem os dumps das duas ROMS da Disk ][, só para completar as informações.

Primeira coisa é retirar os CI's da controladora e soquetear a placa (ver figura abaixo). Não tirei o NE558 porque não tenho nenhum em mãos e não quis arriscar danificar este componente. Além da PROM, já tinha um CI soqueteado, o 74LS05, o que me deixa desconfiado que ele já foi trocado no passado.Neste processo, o 74LS259 (ou 9334) estourou (ver foto abaixo). Isto deve ter acontecido por ter infiltrado umidade por uma das perninhas dele (note como está oxidada). Pode ser o vilão do problema.


Posições dos CI's da Disk ][ soqueteados.


Foto do 74LS259 estourado depois de removido. Note como um dos contatos está bastante oxidado por baixo do encapsulamento.

Bom, componentes todos novos e a interface volta a funcionar perfeitamente. Mas, para saciar minha curiosidade, fui colocando de volta cada um dos componentes que foram tirados da interface (menos o que tinha estourado) e descobri que o 74LS323 original estava ruim. Colocando ele de volta na placa eu tenho exatamente o mesmo comportamento que tinha originalmente. Bom, componente trocado e tudo funcionando como antes. Eu, particularmente, odeio os componentes soldados na placa. Mas entendo que isto deveria gerar uma economia muito grande, além de evitar mal contatos. Mas, sempre que possível, coloco soquete em tudo agora, além de estar construindo um pequeno estoque, principalmente dos componentes mais raros. Preciso encontrar agora o NE558 para ter alguns por aqui.
Alexandre Saturday 09 September 2017 at 4:41 pm | | retrocomputacao