RGB -> VGA no Expert3

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Desde que comprei a Expert 3 do Carchano venho tentando uma solução definitiva para a qualidade de imagem do meu MSX. Usar o vídeo composto não é mais opção depois que você usa os monitores modernos em computadores com grande resolução gráfica. Pois bem, fazer um double sync na mão, para adaptar a saída de vídeo de 15 kHz para os 30 kHz do padrão VGA atual também não me parece uma solução, pois nenhuma receita (que dê para fazer em casa) que achei por ai é livre de um monte poréns.

Há mais ou menos um ano, comprei uma placa GBS-8200 no ebay. Custou pouco mais de US$30.00. Chegou sem problemas. Ela ficou encostada até este final de semana, pouco depois de o Carchano dar a dica que a placa Expert 3 tem os sinais RGB prontos para uso direto. Pois bem, resolvi encarar e fazer a adaptação, que é bem fácil e rápida.

Abaixo esta a foto da placa, idêntica àquela do manual. Eu a prendi na carcaça do meu Expert Plus, fazendo um furo para o conector VGA de saída e outro furo para a alimentação externa. Eu não queria puxar a alimentação da fonte original do Expert Plus porque não sei se ela aguenta o tranco. Quem sabe quando eu fizer uma atualização da fonte?


Placa GBS-8200 já presa no expert.



Detalhe dos conectores da placa GBS-8200 no gabinete do Expert Plus, pelo lado de fora, com o conector VGA e a alimentação já ligadas.

Um detalhe que me chamou a atenção é que, apesar de no manual da GBS ter escrito que a alimentação é de 5V e 2A, a minha placa veio escrita que a alimentação poderia ser de 5 à 12V. Isso é bom, porque é fácil achar fontes compactas de 9 ou 12V que, por sinal, eu tinha. Veja o detalhe na figura abaixo.


Detalhe da GBS-8200 com a tensão de entrada de 5-12V.


A ligação é muito simples. Junto com a placa vem um conector com 6 fios para os sinais R, G, B, Csync (marcado como S na GBS), VSync e GND (terra). Basta plugar este conector na placa e ligar as outras pontas dos fios nos lugares apropriados.

Tem duas possibilidades para pegar o sinal de RGB da Expert 3: o conector CN5, que é aquele que manda os sinais para a placa analógica do Expert ou o conector CN13, que está livre. Eu inicialmente tentei utilizar o conector CN13 mas não obtive sucesso. Percebi que era porque o conector CN5 estava ligado à placa analógica. Não sei se a Expert 3 consegue ter potência para menter duas saídas de vídeo simultâneas.

No final, optei por usar os sinais do CN5 porque era mais fácil, no meu caso, de conectar os sinais mecanicamente, por conta do tipo de conector que eu tinha à disposição em casa. A pinagem do CN5 é:

pino
sinal
1
B
2
G
3
R
4
VIDEO
5
CSYNC
6
SOM
7
CPU CLOCK
8
RELÊ
9
K7 OUT
10
K7 IN


Liguei os pinos necessários (B, G, R, CSYNC). O Terra eu liguei no pino 20 do conector CN13. Liguei o micro e funcionou. Mas a imagem ficou trêmula. Então mudei o CSYNC para o pino 4 do conector CN13 e a imagem ficou estável. Talvez tenha um mau contato no pino de sincronia do conector CN5 na minha placa. No futuro eu vou investigar isso. As ligações podem ser vistas nas figuras abaixo. Como eu tive que desconectar a saída para a placa analógica e eu quero continuar a ter som no micro, eu fiz uma ligação extra entre os pinos 6 e 7 do CN5 para o cabo da placa analógica. Não liguei os sinais de K7 porque não me importo com eles e estava sem conector extra em casa.


Ligação dos sinais B, G e R no CN5.


Ligação dos sinais CSYNC e GND no CN13.


Ligação dos pinos 6 e 7 no conector da placa analógica para ter som no micro


Visão final, com cabos arrumados.


Liguei e, de cara, apareceu a imagem abaixo. Ficou muito boa, se comparada à saída de vídeo composto. Testei em 80 colunas e ficou excelente neste modo. Acima do conector de sinal, na placa GBS-8200, tem três regulagens para os níveis de sinais R, G e B, caso você note que as cores não estão bem balanceadas. Não precisei mexer nelas. Nesta mesma placa tem um conjunto de 4 botões, no canto inferior direito, que dá acesso a um menu com regulagens de tamanho de tela, posição, etc. Também não precisei mexer nelas.


Imagem na tela do Expert.


Modo de 80 colunas com tela cheia de caracteres.


Detalhe da tela de 80 colunas.


Esta placa é uma excelente alternativa para ligar o MSX a monitores modernos VGA. Pelo preço de 30 dólares, a relação custo/benefício compensa. As ligações são bastante simples. O que deu mais trabalho, no meu caso, foi fazer a furação no gabinete do Expert. Mas isso não é necessário se for deixar a placa externa ao micro.
Alexandre Monday 02 July 2012 at 09:25 am | | retrocomputacao

No comments

(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.