Pioneiros da Física Nuclear no Brasil

Homenagem a Marcelo Damy e Oscar Sala

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Facebook
  • Google
  • Twitter
Recentemente Marcelo Damy e Oscar Sala faleceram, mas são imortais da ciência brasileira, pioneiros na física nuclear experimental no Brasil. Damy, responsável pela instalação do Betatron, primeiro acelerador de partículas no Brasil, nos anos 50, que evoluiu para o acelerador linear e agora microtron do IFUSP, e também responsável pela construção do primeiro reator nuclear brasileiro, foi semente de várias gerações de físicos nucleares brasileiros e criador de toda uma comunidade. Oscar Sala, também pioneiro na área de aceleradores, foi responsável pela instalação do Van der Graaff, também nos anos 50, e do seu sucessor, o Pelletron, em operação até hoje. Idealizou também a futura extensão do Pelletron, o acelerador Linac, em construção. Foi um grande líder no avanço político da ciência nesse país, dirigindo a SBF, SBPC, ABC e FAPESP. Foi uma das pessoas responsáveis pelo nascimento da internet no Brasil, ainda nos anos 80.

O IFUSP prestará justa homenagem a esses grandes personagens da nossa ciência no próximo dia 15 de setembro, no Auditório Abraão de Moraes, no IFUSP. O programa está disponível nesse link.
Alexandre Thursday 09 September 2010 at 9:13 pm | | Default

two comments

Gilvaldo Gentil da Silva

Parabéns por tanto êxito na vida. Durante a minha vida tiver uma grande decisão para tomar entre a Física e a Química. Achava o nome Física muito bonito, mas não tinha na época uma boa fundamentação matemático, a Química em questão não precisava de muita matemática, por isso obtei pela Química, pura ilusão. Foram e são duas disciplinas que eu adoro. Em momento dessa estudantil cheguei a fazer um curso de aprefeicoamento, na Universidade Federal de Pernambuco, porém alguns professores me desmotivou destruindo meu sonho. Hoje sou professor de Matemática pela UPE- Campus Nazaré da Mata, Químico Industrial, especialista em Educação para Ciência-UFPE, Mestre em Química-UFPE, e aluno do Doutorando em Química-UFPE. Meu projeto para o futuro fazer meu Pós-Doctor e Eletroquímica Quântica.

Um Abraço.

Gilvaldo Gentil da Silva, - 04-06-’12 09:40
Alexandre

Olá Gilvaldo, obrigado!

Alexandre, - 25-06-’12 21:12
(optional field)
(optional field)
To prevent automated commentspam we require you to answer this silly question
Para previnir spam nesta página nós solicitamos que você responda a seguinte questão

Remember personal info?
Small print: All html tags except <b> and <i> will be removed from your comment. You can make links by just typing the url or mail-address.