Física Experimental III - segundo semestre de 2006

O Curso está acabando. Abaixo estão as notas parciais e presença das turmas. Qualquer problema, por favor entre em contato comigo diretamente. As notas do último relatório estarão disponíveis na segunda feira.

IMPORTANTE: Notas de aula são propriedade intelectual. Sendo assim, qualquer uso, no todo ou em parte, deve ter a origem referenciada apropriadamente. Neste caso, use a seguinte referência: Alexandre A. P. Suaide, notas de aula (nome do curso), http://www.dfn.if.usp.br/~suaide

Notas de FGE-213

A turma do curso criou um grupo de discussão no yahoo. Este grupo pode ser utilizado para dúvidas e discussões gerais do projeto e pode ser acessado aqui.

As notas de aula encontram-se nos links abaixo:

• Aula 1 - Introdução ao curso, voltímetros e amperímetros
  • Aula 2 - Voltímetros e amperímetros
  • Aula 3 - Curvas características - diodo
  • Aula 4 - Curvas características - lâmpada de tungstênio
  • Aula 5 - Curvas características - pilha comum
  • Aula 6 - Campos Elétricos - Mapeamento de campos elétricos
  • Aula 7 - Campos Elétricos - Tubo de raios catódicos
  • Aula 8 - Campos Elétricos - simulação de um espectrômetro de massa - cancelada (Jornada da Física)
  • Aula 9 - Seletor de velocidades - Mapeamento de campos magnéticos
  • Aula 10 - Seletor de velocidades - Partícula em movimento em um campo magnético
  • Aula 11 - Seletor de velocidades
  • Aula 12 - Lei de Faraday
  • Aula 13 - Lei de faraday - mapeamento de campos magnéticos variáveis
  • Aula 14 - Lei de faraday - auto-indutância e indutância mútua

Programas de simulação e analise de dados
Alexandre Wednesday 02 August 2006 at 10:03 am | | disciplinas

One comment

Rafael Willian

Ola pessoal.

Essa ideia para o projeto foi baseada na ideia de um dos alunos da sala.Conversei com o prof no final da ultima aula e teve a sua aprovaçao.
A ideia é de relacionar a resistividade do corpo humano R com a gordura corporea. Segundo o Prof os multimetros do lab sao precisos o suficiente p detectar essa variaçao de resistividade.
Antes, vamos introduzir alguns conceitos:
R=resistencia do corpo em ohm.
IMC= indice de massa corporea= Kg/(altura)^2,altura em metros. Esse indice é usado por nutricionista p dar uma primeira informaçao acreca da obesidade de um individuo.
O q é adipômetro?
Nao sei mexer, mas é um aparelho q se usa medindo as dobras cutâneas da pessoa.
A intensao do projeto seria de tentar ajustar uma expresao q relacionasse a resistencia R ao IMC atraves de um grafico de RxIMC.
No entanto, o IMC é apenas um parametro grosseiro de avaliaçao. Para isso, vamos ter um padrao p comparaçao(dipometro).
Como fazemos a comparaçao?
Fazemos um grafico de IMCx(valor do adipômetro) e verificamos até onde os pontos sao lineares , pois enquanto isso for linear o IMC estarásendo linearmente proporcional ao adipometro.
A principio mediriamos todos os alunos da sala e tb o Prof.(altura, massa e adipometro). Analisariamos até onde os valores de IMC sao aceitaveis de cordo com o grafico de IMCx(valor do adipômetro) e e colocariamos no grafico de RxIMC para assim extrair uma equaçao que relacione ambos valores. Poderiamos marcar um horario p melhor explicaçao e aperfeiçoamento da ideia.

RAFAEL WILLIAN A. SOUZA.

Rafael Willian, (Email ) - 09-09-’06 13:37