Bairrismo ou coincidência?

Recentemente houve um concurso em uma instituição federal. Não importa qual delas porque esse exemplo é mais comum do que possamos imaginar. Pois bem, esse concurso foi realizado em duas etapas, a primeira delas eliminatória. Para o candidato ser convocado à segunda etapa era necessário nota superior à sete e estar classificado entre as cinco maiores notas.

Alexandre | Friday 18 September 2009 at 5:57 pm | | Default | No comments

XVI Escola de Verão "Jorge André Swieca" de Física Nuclear Experimental - 2010

Física Experimental com Íons-pesados Relativísticos

A XVI Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental será realizada entre os dias 26 de janeiro e 5 de fevereiro no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O tema da Escola é Física Experimental com Íons-pesados Relativísticos. Durante a última década o acelerador RHIC, nos EUA, tem investigado a fundo as propriedades da matéria nuclear em condições extremas de temperatura, similares àquelas nos instantes iniciais do Universo. Com a entrada em operação do LHC, no final de 2009, um novo passo será dado na investigação da matéria nuclear nessas condições. Essa escola tem como objetivo introduzir conceitos, técnicas experimentais e de análise de dados presentes no ambiente de pesquisa com íons-pesados relativísticos. Serão realizadas atividades experimentais com o objetivo de introduzir conceitos de gatilho de eventos, aquisição e reconstrução de dados. Além disso, atividades de análise, com dados tomados no RHIC nos últimos anos, serão oferecidas, propiciando aos participantes uma experiência única em atividades de pesquisa nessa área.

Mais informações no site: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/evjas-fne/xvi/

Alexandre | Tuesday 15 September 2009 at 10:11 am | | Default | No comments