FRIB terá uma casa em breve?

Ouvimos muito sobre o RHIC, LHC e as fronteiras do conhecimento humano em Física Nuclear e de Partículas nos últimos anos. Contudo há também aspectos fundamentais da Física Nuclear que ainda não são bem compreendidos e que são importantes de serem estudados. Um deles é a formação de elementos exóticos. Somente uma fração muito pequena dos elementos são estáveis na Natureza, da ordem de 2 centenas. Uma fração significativa têm vida média muito curta (instáveis) mas desempenham um papel fundamental na nucleossíntese de elementos, sendo, porém, muito difíceis de estudar. Acredita-se que existam da ordem de 5000-7000 possíveis núcleos na Natureza. Até hoje, conhecemos da ordem de 2000 deles. Estes núcleos, com configurações não usuais, são chamados de núcleos exóticos.

Alexandre | Thursday 31 July 2008 at 4:59 pm | | Default | No comments

Mais interesse por Ciência do que Política

Segundo estudo a ser apresentado pelo Prof. Carlos Vogt na 60a. Reunião da SBPC, secretário de ensino superior de São Paulo, o Paulista se interessa mais por Ciência e Tecnologia do que, por exemplo, política. Veja nota completa aqui. Contudo, o estudo também mostra que a população é pouco informada a respeito de C&T, apesar de se condiderarem bem informada sobre temas similares, como Medicina e Saúde. O estudo completo será publicado, ainda este ano, pela FAPESP.

Alexandre | Wednesday 16 July 2008 at 2:53 pm | | Default | No comments

Notas finais de FAP-214/2008 - Física Experimental IV

Aqui vocês encontram as notas finais do curso, a situação de cada aluno. Procurem-me caso haja qualquer dúvida.

Alexandre | Monday 14 July 2008 at 2:00 pm | | Default | No comments

Notas finais de FAP152 do 1o. semestre de 2008