Acordo de cavalheiros

Na sessão da Congregação ocorrida em 29/5 o IFUSP deu um passo importante para acabar de vez com os resquícios da organização de cátedra da Universidade: institucionalizou o acordo de cavalheiros. Para quem não sabe, o acordo de cavalheiros é o mecanismo que possibilita a qualquer docente do IFUSP ministrar qualquer curso da unidade. Se não fosse assim, cada docente estaria limitado às siglas do departamento que faz parte. Eu, por exemplo, daria aulas apenas de disciplinas FNC. Para ministrar outras disciplinas precisaria de aprovação do departamento correspondente.

Alexandre | Thursday 29 May 2008 at 6:16 pm | | Default | No comments

Nascimento do LHC

Um acelerador deste porte e custo com certeza demandou esforços significativos da comunidade científica e política. Segundo o autor deste artigo "Approval of a project the size of the Large Hadron Collider is an exercise in politics and high finance.". Muito interessante de ler, foi publicado na Nature em 2007. Dá uma boa visão da política científica de uma comunidade na qual pesquisa custa muito caro. O interessante, nas conclusões do artigo, é a citação do The Times "If those involved didn't lie about the cost, they would never be built.".

Alexandre | Thursday 22 May 2008 at 6:08 pm | | Default | No comments

Curso de ROOT, versão 2008

A pedido de alunos da graduação, pretendo reeditar o curso de ROOT que dei em 2006. Este curso é aberto a todos interessados do IFUSP. São 4 seminários de aproximadamente 1 h, durante 4 semanas. Pretendo fazer os seminários nas quintas-feiras, por volta de 12:30 (para não atrapalhar quem tem aula), iniciando, (CONFIRMADO) , em 5 de junho (LOCAL: Sala de Seminários do LINAC). Quem estiver interessado, mande-me um email.

Clique na continuação para as notas de aula:

IMPORTANTE!!!
Semana que vem, dia 19/6, não haverá a aula de ROOT. Estarei fora do país. Voltaremos normalmente na semana seguinte.

Alexandre | Tuesday 20 May 2008 at 5:32 pm | | Default | Eight comments

Chandra Uncovers Youngest Supernova in Our Galaxy

From NASA press release: "The most recent supernova in our galaxy has been discovered by tracking the rapid expansion of its remains. This result, using NASA's Chandra X-ray Observatory and the National Radio Astronomy Observatory's Very Large Array, will help improve our understanding of how often supernovae explode in the Milky Way galaxy. The supernova explosion occurred about 140 years ago, making it the most recent in the Milky Way. Previously, the last known supernova in our galaxy occurred around 1680, an estimate based on the expansion of its remnant, Cassiopeia A. ". More images can be found in the Chandra laboratory web page.

Alexandre | Thursday 15 May 2008 at 11:19 am | | Default | No comments

I Encontro da Licenciatura

4a-feira 28 de maio de 2008

Texto da COC da Licenciatura: "A Comissão de Coordenação do Curso da Licenciatura do IFUSP iniciou, em 2007, um processo de avaliação do nosso curso, que acaba de completar 15 anos. Nossa proposta é promover uma ampla discussão no IF, antes do encaminhamento de sugestões concretas. Acreditamos que a discussão deve ser alimentada por informações, estudos, projetos e debates anteriores. Igualmente essenciais são as contribuições dos alunos, ex-alunos e professores envolvidos com a Licenciatura." Clique na continuação para a programação do evento.

Alexandre | Tuesday 13 May 2008 at 5:49 pm | | Default | No comments

Feynman Lectures on Physics em Português

Para quem estiver interessado, saiu a primeira edição em Português do "Feynman Lectures on Physics". Considerado uma coleção indispensável na estante de qualquer Físico que se preze. Acho o preço salgado, considerando o preço da edição em Inglês em torno de US$70 em lojas virtuais mundo afora. Mas, para quem tem dificuldade com Inglês, deve ser uma excelente opção.

Alexandre | Tuesday 06 May 2008 at 4:58 pm | | Default | No comments