Instituto de Física da USP como centro de processamento de dados do LHC

O Instituto de Física da USP, através do grupo de íons-pesados relativísticos do Departamento de Física Nuclear, tornou-se um centro de processamento de dados do LHC. Em operação desde 2007, o cluster de computadores SAMPA (Sistema de Análise e Multi-Processamento Avançado) iniciou suas operações no WLCG (Worldwide LHC Computing GRID), que consiste em mais de 140 centros computacionais, espalhados em mais de 35 países. No Brasil, apenas a USP, através do IFUSP, e CBPF fazem parte do WLCG. Além disso o IFUSP é o único centro no Brasil com suporte ao experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do LHC, cujo foco principal é investigar as propriedades do plasma de quarks e glúons, estado da matéria que compunha o Universo pouco após o Big-Bang. A figura abaixo mostra os centros que fazem processamento do experimento ALICE do LHC. Destaca-se apenas a Universidade de São Paulo no hemisfério sul do planeta.

Alexandre | Wednesday 08 December 2010 at 5:03 pm | | Default | No comments