Rumo ao terceiro mundo

Acabo de ler a matéria entitulada "Universidades do Paraná vão decidir sobre licença de docentes", na qual a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concede liminar para que o governador PARE de julgar pedidos de afastamento de docentes das universidades públicas do Paraná. Isto estava impedindo vários pesquisadores de participarem de congressos, tomadas de dados, estudos, etc. Muitos docentes estavam tirando férias e pagando do próprio bolso para participar de tais eventos. Me pergunto: qual o infeliz (para não dizer coisa pior) burocrata que inventou tal loucura? Hoje em dia o intercâmbio de informações e de conhecimento, que se dá, principalmente, através de conferências e colaborações externas, é um dos pontos fundamentais no desenvolvimento de pesquisa competitiva. Medidas assim só servem para levar o Brasil ao terceiro mundo da ciência mundial.

Alexandre | Friday 03 April 2009 at 5:59 pm | | Default | No comments

hipertrítio e anti-hipertrítio: núcleos hiper-exóticos

Esta semana, durante o Quark Matter, o experimento STAR anunciou a medida de hipertrítio e sua antipartícula (anti-hipertrítio). Esta última nunca havia sido observada anteriormente. O hipertrítio (3ΛH) corresponde a um núcleo formado por um próton, um nêutron e um lambda (Λ). Se pensarmos na tabela periódica dos elementos em três dimensões, contendo vários andares (figura acima), o térreo seria composto por núcleos contendo apenas prótons e nêutrons. Os andares superiores contém os núcleos com conteúdo de estranheza (quark s), estando o hipertrítio localizado no primeiro andar da tabela.

Alexandre | Wednesday 01 April 2009 at 8:56 pm | | Default | Two comments