O gato de Schrödinger

Quando começamos a estudar Mecânica Quântica, ou mesmo Física, nos deparamos com o experimento mental do gato de Schrödinger. Este experimento mental serve para descrever um aspecto importante da Mecânica Quântica que é o conceito de superposição de estados e colapso da função de onda. Em Mecânica Quântica podemos descrever um sistema como sendo a superposição dos seus auto-estados (como se o gato estivesse vivo e morto) que evolui temporalmente de acordo com esta suposição. Porém, quando há uma intervenção externa, através de uma medida (abrir a caixa e observar o gato), o sistema colapsa, reduzindo-se a um daqueles auto-estados (vivo ou morto, apenas um deles). A partir deste momento, o sistema evolui temporalmente de acordo com o estado medido. Esta transição entre uma superposição de estados e apenas um deles, por intervenção externa, é denominado de colapso da função de onda e é irreversível, ou seja, não é possível voltar ao estado inicial após uma intervenção deste tipo.

Contudo, se a observação for fraca,

Alexandre | Thursday 27 November 2008 at 6:42 pm | | Default | One comment

Portal de revistas USP

Nota retirada do Jornal da Ciência.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece, desde o início de novembro, um portal que dá acesso, via internet, ao texto completo das revistas produzidas pela Universidade e credenciadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Instituição. Trata-se do Portal de Revistas da USP (http://www.revistasusp.sibi.usp.br), uma biblioteca eletrônica com acesso gratuito.

Alexandre | Thursday 27 November 2008 at 4:51 pm | | Default | No comments

Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Segundo esta nota do Estadão, o MCT deve divulgar em breve a criação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. São Paulo sediará 35 Institutos (de um total aproximado de 90). Veja a lista de Institutos paulistas aqui. Vários projetos da Universidade de São Paulo foram, segundo a lista, aprovados. Não há, nesta lista, projetos aprovados do IFUSP.

Alexandre | Tuesday 25 November 2008 at 08:42 am | | Default | No comments

"The scattering of α and β particles by matter and the structure of the atom" por Rutherford

Venho procurando artigos clássicos da Física Nuclear para motivar um possível curso introdutório para alunos de graduação. Nada mais clássico e fundamental que a própria descoberta do núcleo atômico. Neste link podemos acessar o artigo de Rutherford sobre espalhamento de partículas α e β pela matéria, que levaram à descoberta do núcleo e a formulação de um novo modelo atômico. Este artigo foi publicado na Philosophical Magazine, volume 21 (1911), 669-688 e vale a pena ser lido por qualquer amante da Física.

Alexandre | Friday 07 November 2008 at 6:01 pm | | Default | No comments