Alguns conceitos importantes
From GRIPER Wiki
Contents |
Preâmbulo
O WebROOT foi desenvolvido como uma interface web com o ROOT]. Por conta disto, muito dos requisitos utilizados no WbROOT foram herdados do ROOT e da linguagem de programação C++. Com isto em mente, podemos estabelecer alguns conceitos importantes
Formato dos números
O WebROOT utiliza o padrão do ROOT, que é o formato internacional para apresentação de dados, ou seja, números devem utilizar o ponto (.) ao invés de vírgulas (,) para separar a casa decimal. Neste caso, o correto é escrever 1.23 e não 1,23.
Os resultados apresentados (ajustes de função, valores nos eixos, etc.) também respeitam este formato.
Este é um erro comum para quem está iniciando no WebROOT que, às vezes, demora a ser percebido. Tome cuidado quanto a isto.
Separação de valores em um campo
Dependendo da opção a ser utilizada no WebROOT precisamos colocar mais de um valor em um único campo de entrada. Por exemplo, para definir os parâmetros iniciais de um ajuste, precisamos, às vezes, passar 2 ou mais valores diferentes no mesmo campo. Por conta do formato de entrada do ROOT, múltiplos parâmetros numéricos em um único campo de entrada devem ser separados por vírgula.
Acentuação
Para acentuar os seus gráficos, histogramas, etc., basta digitar o acento normalmente nos campos de texto. Eles aparecerão sem problemas.
Símbolos em gráficos e legendas
O WebROOT utiliza o mesmo padrão do ROOT para desenhar símbolos gráficos. O padrão utilizado é o do LaTEX com a ressalva de que o símbolo de barra invertida (\) é substituído pelo jogo da velha (#). Para mais detalhes sobre como escrever caracteres especiais, consulte o link da classe TLatex do ROOT. Na figura abaixo mostramos uma tabela com as letras gregas. Por exemplo, para escrever a letra grega alpha como parte de uma legenda em um gráfico, no campo correspondente do WebROOT, digite #alpha.